Tecnoestresse, hiperconectividade e saúde mental

Tecnoestresse é o termo que vem sendo utilizado para designar as consequências físicas e psicológicas de permanecer em frente as telas e a internet de forma geral.

Os principais afetados são as crianças e adolescentes. Justamente por esse público estar em desenvolvimento, eles acabam sofrendo mais com o excesso de exposição as telas especialmente na área educacional e por ainda não terem desenvolvidos os recursos para moderar o tempo de uso.


Mulher sobrecarregada
Tecnoestresse devido à hiperconectividade

Levantamentos sobre o aproveitamento dos alunos, mostram que o celular é o principal fator para distração, ainda que ele contribua para a democratização do ensino. França, Itália, Finlândia, Holanda e Estados Unidos já proibiram o uso do celular ou de redes sociais nas escolas, por acreditarem que somente por ter a posse do aparelho, já é suficiente para que aquele aluno não consiga ter um bom aproveitamento acadêmico.

Para os adolescentes, pesquisas mostram que ao contrário do que se pensava, vida on-line não traz tantos benefícios e quando ela se torna exagerada, prejudica o desenvolvimento de habilidades sociais básicas, além de atrapalhar consideravelmente autoestima e autoimagem.

Os pais tem papel importante no uso equilibrado desde a primeira infância, delimitando horários e o tipo de conteúdo que aquele individuo pode acessar. Devemos lembrar que atualmente, o ciberbullying tem relação direta com o mal uso das redes sociais e isso é um problema coletivo que merece atenção da família, mas também do dever público e coletivo.




Pesquisam mostram que longe de serem “os vilões”, a tecnologia pode ser uma ferramenta valiosa para a expansão de conhecimento e aprimoramento. Mas é necessário saber delimitar seu uso, assim como qualquer outra ferramenta moderna.

Eu mesma tenho uma relação de amor e ódio com qualquer rede social, mas entendo sua importância para o nosso estilo de vida. Longe de querer dizer que devemos todos excluir nossas contas e viver totalmente no off, acredito ser de extrema importância termos nossa vida para além dela!


Postar um comentário

0 Comentários